Contato Correto com a Barra no Snatch

No snatch, a barra deve permanecer o mais próxima possível das pernas durante a puxada e, então, entrar em contato total com os quadris quando o tronco estiver aproximadamente na vertical.

Se você está tendo dificuldades para fazer a barra tocar o corpo, ou para conseguir um contato eficaz, este conteúdo é para você.

Os principais fatores que influenciam o contato são os elementos mais básicos de qualquer levantamento: equilíbrio e postura. Manter o equilíbrio sobre todo o pé e uma postura que mantenha a articulação do ombro próxima (ou ligeiramente acima) da barra, em vez de muito à frente, ajudará o contato correto da barra a acontecer de forma mais natural.

A barra tende a ficar suspensa abaixo da articulação do ombro, então, se os ombros estiverem posicionados corretamente, a barra já estará próxima ao corpo e será fácil trazê-la ainda mais para perto. Por outro lado, se os ombros estiverem muito à frente, será necessário um esforço muito maior para trazer a barra de volta ao corpo.

O esforço contínuo e ativo da parte superior do corpo para manter a barra próxima cuida do que a postura e o equilíbrio não conseguem sozinhos.

Para sentir e praticar esse movimento da parte superior do corpo de trazer a barra para perto, fique em pé com uma barra pendurada em pegada de snatch. Mantenha os braços relaxados e empurre as mãos para trás, pressionando a barra contra os quadris.

Em seguida, vá para a posição de hang com a barra na metade da coxa, com os ombros levemente à frente da barra. Relaxe para deixar a barra pendurada diretamente abaixo dos ombros, o que fará com que ela se afaste das pernas. Agora, simplesmente repita o movimento anterior — empurre as mãos para trás em direção ao corpo, mantendo os braços relaxados, até que a barra toque levemente as coxas.

Esse esforço da parte superior do corpo deve ser contínuo do início ao fim da puxada. Com postura e equilíbrio adequados, será necessário pouco esforço na primeira fase da puxada, e mais esforço após os joelhos, quando os ombros tendem a estar mais à frente da barra.

Por fim, lembre-se de que o snatch deve terminar com as pernas verticais e os ombros pelo menos um pouco atrás dos quadris — nessa posição, a barra é forçada a entrar em contato com o corpo porque está seguindo a trajetória dos ombros. Ou seja, exceto quando se usa uma carga extremamente leve ou há outros erros, não é possível evitar o contato se você estiver finalizando a puxada corretamente.

Continue empurrando verticalmente com as pernas enquanto termina a extensão dos quadris — isso garante que a barra continue subindo durante o contato, em vez de bater em um ponto e saltar para frente.

Foque nesse controle ativo da barra e no contato correto durante todas as variações de puxada que você já realiza. Você pode enfatizar isso ainda mais desacelerando a puxada, o que permite melhor ajuste e controle.

Isso também pode ser aplicado aos snatches completos — puxe do chão até a metade da coxa lentamente para garantir posições perfeitas, depois acelere para finalizar o snatch normalmente, focando em criar o contato correto nos quadris no final.

Referência: https://www.catalystathletics.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *